segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Escola E.B 2,3 /S de Baião
Área de projecto 12ºano


Curso ciências sociais e humanas








“Banda desenhada
anos 20 “



Docente : Branca Santos
Alunas : - Andreia Barros Nº4
-Carla Azeredo Nº5
- Susana Pereira Nº17
12ºD





Ano lectivo 2009/2010

• Banda Desenhada
A literatura gráfica, pela sua natureza, encontra-se ligada à imprensa, como meio de reprodução de imagens e textos.

A Banda Desenhada tem duas perspectivas separadas:
• antes da invenção da imprensa, procurando os antepassados das imagens populares.
• depois da invenção da imprensa nas imagens já impressas.


• Desenvolvimento da banda Desenhada (1889 – 1929)


A partir de 1889, as Bandas Desenhadas multiplicam-se, e algumas delas são hoje apenas meras curiosidades de coleccionador ou erudito. Em cada uma das margens do Atlântico desenvolveram-se estilos diferentes de Banda Desenhada:
• Estilo europeu;
• Estilo americano.

• Estilo Europeu
A partir do início deste século, a imprensa para jovens adquiriu em França a fisionomia que ainda hoje conhece – as Bandas Desenhadas publicadas em revistas, que, depois do sucesso obtido nessas revistas foram rapidamente editadas em álbuns.
Benjamin Rabier é sem dúvida um dos pioneiros da Banda Desenhada "animalista"- uma sátira de costumes que utiliza o processo da fábula, na qual os animais falam e conhecem as paixões e os defeitos dos homens. Rabier era excelente na representação dos animais de quinta: o coelho, o cão, o pato, a galinha, a cabra, etc. O seu gosto pelos animais ridículos valeu-lhe estar na origem do nome e do desenho de uma célebre marca de queijos "a vaca que ri".
Em Inglaterra, o nascimento da Banda Desenhada foi extremamente rápido e influenciado pela grande tradição da caricatura. Esta característica é notória na obra do caricaturista John Tenniel, ilustrador de Alice no País das Maravilhas e Alice no outro lado do Espelho, contos criados por Lewis Carroll, professor de Matemática em Oxford, nos anos de 1865 e 1871.
Em 1920, Mary Tourtel criou as aventuras dos ursos Rupert, uma série insólita e poética, perfeitamente na tradição dos contos de Carroll, e desenhada por Alfred Bestall a partir de 1935.



• Estilo Americano


Paralelamente a esta evolução europeia, os Estados Unidos desenvolveram a sua própria Banda Desenhada. Esta apresenta três características diferentes, todas decorrentes do facto de ser publicada na grande imprensa.
Primeira - O grande volume de obras produzidas e a variedade do género.
Segunda - A forma da Banda Desenhada, incluída numa banda simples (strip) de quatro ou cinco rectângulos.
Terceira - A Banda Desenhada, chamada de comic strips, era lida por crianças e adultos.
O estilo das fábulas é aqui continuado por George Herriman, o autor de Krazy Kat, ou, mais tarde, por Crumb, desenhador de Fritz the Cat, e por muitos outros.
Em 1896, Richard Felton Outcault imaginou as peripécias de um miúdo em Nova Iorque – The Yellow Kid, onde utilizou pela primeira vez o método do balão nos Estados Unidos. O humor de Yellow Kid reside mais no grafismo que no argumento, uma sequência de gags muito simplistas que prenunciam os dos filmes cómicos do cinema mudo.
Winsor McCay publica num jornal da época, em 1912, as pranchas de Little Nemo, um personagem de sonhos bastante rosados e que vê a realidade deformar-se à sua volta- a cama que voa, os brinquedos que falam.
No ano de 1920 aparece outro herói ligado ao mundo da fantasia, Felix the Cat, criado por Pat Sullivan, que o levará mais tarde ao mundo do desenho animado.
Mickey foi também criado para o desenho animado por Walt Disney e Ub Iwerk em 1928. Em torno de Mickey elaborou-se todo um mundo maravilhoso, com enorme êxito junto das crianças, e deu-se início a uma era dedicada a estes heróis inocentes e divertidos.




• Tintin


Origem do nome:

A teoria corrente indica que Hergé baptizou a sua personagem como Tintim em homenagem ao álbum de Benjamin Rabier escrito em colaboração com Fred Isly, denominado Tintim. Tal teoria parece corresponder à verdade, uma vez que, para além do nome, são facilmente verificáveis algumas semelhanças existentes entre Onésime, personagem do álbum referido, e o Tintim de Hergé. O nome Tintim aparece pela primeira vez em 1929, data que pode ser assinalada como a sua nascença gráfica.

Caracterização da personagem:
O personagem normalmente é apresentado como um jovem repórter (cuja idade vai presumivelmente da adolescência até a juventude), de espírito aventureiro e curioso, constantemente envolto em casos de investigação criminosa ou em conspirações políticas, geralmente guiado por uma personalidade descrita como nobre, corajosa e perspicaz. Eventualmente o personagem passa uma imagem de inocência, ainda que procure responsabilizar-se por seus actos de forma presumivelmente bastante madura (não é raro criar situações em que dá "lições de moral" em outros personagens mais velhos).
Tintim era desenhado como um garoto de pele clara e cabelos castanhos, apresentando um característico topete que viria a se tornar praticamente sua marca registada. Em praticamente todas as suas histórias, Tintim era retratado vestindo uma blusa de lã azul e um culote (gabardine) bege. Porém, dependendo da região do mundo em que se encontrava, ele poderia eventualmente trajar as vestimentas típicas daquele local


• Mickey Mouse



Origens da personagem :

O personagem Mickey nasceu a 18 de Novembro de 1928, e a sua reprodução vocal era desempenhada pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946). Evoluiu de um simples personagem de cartooning e tiras cómicas para um dos personagens mais conhecidos do mundo. Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e em 1977 Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald que foi a voz do Mickey até a sua morte em 2009.
Inicialmente baptizado de Mortimer, o personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian, esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para o personagem. Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correcto já em 1930. Disney considerava o camundongo um amuleto, já que seu sucesso quase imediato em 1928 fez com que saísse da miséria, portanto destroçou diversas tentativas de seus sócios e subordinados de "matar" o personagem ainda nos anos 1930. Ele dizia (e sua esposa concordava): "Nunca liguei para garotas e continuo não ligando. Amo Mickey Mouse mais do que qualquer mulher que já conheci."


Caracterização das personagens:

Tipicamente, Mickey surge em calções vermelhos e sapatos amarelos, uma homenagem que seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMolay, da qual era membro. Em outras linhas de histórias, são abordados variadíssimos temas; numa delas, Mickey é um detective, e veste casaco e todo o traje habitual. Um dos temas mais conhecidos é o duelo constante com o inimigo Bafo-de-Onça e, noutro tema, também enfrenta o Mancha Negra.
• Zorro

Origem da personagem

Zorro é um personagem de ficção, criado pelo escritor Johnston McCulley. Ele é apresentado como o alter-ego de Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana.
A figura passaria a ser chamada de "Zorro" pela população, porque seus movimentos e sagacidade lembrariam uma raposa. O próprio personagem adopta a letra "Z" como sua assinatura, marcando-a com sua espada em paredes e nas roupas de seus inimigos, como sinal de sua passagem.
Johnston McCulley teria-se inspirado em personagens históricos da América Latina, tradicionalmente ligados a movimentos conhecidos como "banditismo social", e destacadamente nas figuras de Joaquin Murietta e Salomon Maria Pico e em heróis da ficção que se disfarçavam através de capuzes: Scaramouche e Pimpinela Escarlate.
Zorro tem sido apresentado em médias diversas e em diferentes caracterizações, em versões nem sempre correspondentes à original. Por este motivo, o personagem é considerado um ícone menor da cultura pop, aparecendo no cinema, em programas de televisão e em histórias em quadrinhos. Zorro também pode ser considerado como um herói "capa-e-espada", ou seja, um representante de um género menor da ficção norte-americana conhecida como Swashbuckler.


Caracterização das personagens:
Após longo período de educação na Europa, Diego retorna à Califórnia e passa a defender os "fracos e oprimidos", sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada e cavalgando um cavalo igualmente negro de nome "Tornado". Sem o disfarce, ele simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo.


• Krazy Kat

Origem da personagem

Krazy Kat foi um título de uma tira diária criada por George Herriman e publicada nos jornais norte-americanos entre 1913 e 1944. Sua primeira aparição deu-se no New York Journal American de William Randolph Hearst, tendo no próprio Hearst seu principal incentivador durante todo o período em que ela esteve em circulação.
Ambientada num cenário irreal da casa de férias de Herriman no condado de Coconino, Arizona, a mistura de surrealismo, brincadeiras inocentes e a linguagem poética de Krazy Kat fizeram dela a favorita dos amantes de quadrinhos e dos críticos de arte por mais de oitenta anos.
Apesar da simplicidade da comédia apresentada, foi a caracterização detalhada, combinada com a criatividade visual e verbal de Herriman, que fizeram de Krazy Kat um dos primeiros quadrinhos a ser amplamente elogiado por intelectuais e tratado como uma arte séria. Gilbert Seldes, um notável crítico de arte da época, escreveu um longo panegírico para as tiras em 1924, chamando-lhe "a mais engraçada e fantástica e satisfatória obra de arte produzida na América hoje". O famoso poeta E. E. Cummings, como outro admirador de Herriman, escreveu a introdução à primeira edição da banda desenhada na forma de livro. Embora apenas com um modesto sucesso durante sua circulação inicial, nos anos mais recentes, muitos cartoonistas modernos têm citado Krazy Kat como uma grande influência.


Caracterização da personagem

Estranho e tolo, passa a sua vida no condado de Coconino sem qualquer preocupação. Foneticamente evoca uma mistura de inglês, francês, espanhol, iídiche, e outros dialetos. Muitas vezes cantando e dançando para expressar a eterna alegria de Kat, Krazy está irremediavelmente apaixonado por Ignatz e acha que o tijolo que o rato atira é seu modo de retribuir aquele amor. Eles não têm sexo. De modo que Kat não pode ser ele ou ela. Kat é um espírito -um duende - livre para ser qualquer coisa". A maioria dos personagens dentro das tiras usam "ele" e "dele" para se referir a Krazy, provavelmente como um género neutro "ele".


Ignatz (rato que acompanhava Krazy Kat):

Ignatz sendo levado preso pelo oficial Pupp por tentar atirar um tijolo (em baixo, à direita) em Krazy Kat. Por trás do jornal, Krazy está lendo e descreve em voz alta o mesmo desenho em que eles todos aparecem.
O rato Ignatz é arrastado a se distrair com a ingenuidade de Krazy, e nada lhe dá maior prazer do que atirar um tijolo à cabeça de Kat. Para proteger seus planos do sempre vigilante oficial Pupp, Ignatz esconde seus tijolos, disfarça-se, ou aproveita-se da boa vontade dos moradores do condado de Coconino (sem, contudo, revelar suas reais intenções). O que facilita a tarefa de Ignatz é que Krazy Kat está sempre disposto a encontrá-lo em qualquer lugar e a qualquer hora, ansioso por receber um sinal de afecto na forma de um tijolo à cabeça.




















• Biografia do Walt Disney

Nome completo: Walter Elias Disney
Data de nascimento: 5 de Dezembro de 1901
Local de nascimento: Chicago, Estados Unidos
Data de falecimento: 15 de Dezembro de 1996
Local de falecimento: Burbank, Califórnia, Estados Unidos
Ocupação: produtor cinematográfico, cineasta, director, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo.


• Infância e Juventude

Com apenas 5 anos de idade, Walt foi morar com a família para uma fazenda situada em Marceline, Missouri, época em que Walt começou a esboçar os seus primeiros desenhos que vendia aos seus vizinhos já quando tinha apenas 7 anos. No colégio McKinley em Chicago, Walt dividiu a sua atenção entre o desenho e a fotografia, contribuindo com ambos para o jornal da escola.
Já com 18 anos Walt regressou a Kansas City, onde iniciou sua carreira como cartoonista de propaganda, trabalhando num estúdio pequeno designado por Gray Advertising Company, onde conheceu Ubbe Iwerks, que posteriormente tornou-se o seu mais importante associado no início da sua carreira, posto que posteriormente passaram a produzir os seus próprios filmes denominados de Newman Laugh-o-Grams.









• Carreira

Walt, no início da sua carreira, também produziu filmes publicitários de animação para a empresa Kansas City Film.
Em Agosto de 1923, deixou Kansas City e seguiu para Hollywood, levando apenas material de desenho, 40 dólares no bolso e um filme de desenho animado e actores reais, já terminado.
A empresa de Walt Disney foi criada em 16 de Dezembro de 1952, com o objectivo de contratar profissionais para o desenvolvimento dos seus projectos pessoais. Inicialmente a WED (Walt Elias Disney) foi constituída como uma empresa privada independente. Contudo, em 3 de Fevereiro de 1965 foi integrada a Walt Disney Productions.


A sua equipa era formada por Hugh Harman, Walker Harman, Ham Hamilton, Rudy Using, Ub Iwerks e Friz Freleng passaram a desenvolver um novo projecto, narrando as aventuras de um coelho chamado Oswald. Destaca-se que nesta época da sua carreira Walt deixa sua actividade como desenhista e passa a empenhar-se na produção.
Induvidosamente a maior criação de Walt Disney foi Mickey Mouse. Inicialmente o nome de Mickey Mouse era Mortimer.
Com o sucesso da sua empreitada, a empresa de Walt - Disney Studios, ganhou muito dinheiro, além da notoriedade pelos excelentes desenhos animados que produzia.

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