segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Moda nos anos 20

Coco Chanel



Gabrielle Bonheur Chanel, 19 de Agosto de 1883, Paris – Samur, mais conhecida por Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial.
A família de Gabrielle era muito numerosa, tinha quatro irmãos. O pai era caixeiro – viajante e a mãe doméstica. Depois da morte precoce da mãe, devido à profissão do seu pai, Coco e as irmãs foram educadas num colégio interno.
Com vinte anos, Gabrielle saiu do colégio e tentou procurar emprego na área do comércio e da dança e ainda fez tentativas no teatro.
Com vinte cinco anos, conheceu um rico comerciante de tecidos, com quem passou a viver.
Por volta de 1910, conheceu o grande amor da sua vida, um milionário. Este ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus.
Algum tempo depois, este milionário, morreu num desastre de carro. Para esquecer este desgosto, Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando também chapéus, nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar cavalo. Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas.
No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre, a sua relação com este fê-la desenhar roupas com bordados do folclore russo. Neste período, Chanel conheceu muitos artistas importantes, como: Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.
As suas roupas vestiram as grandes actrizes de Hollywood, e o seu estilo ditava moda em todo o mundo.
Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com a sua marca.
Em 1921, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo o mundo, o nº 5. O nome referia-se ao seu algarismo da sorte.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se romanticamente com um oficial alemão. Reabriu-a em 1954.
No final da guerra, os franceses aceitaram este romance mal e deixaram de frequentar a sua casa. Nesta década, Chanel teve portanto dificuldades financeiras. Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender as suas roupas para o outro lado dão Atlântico, passando a residir na Suíça.
Depois voltou a residir na França.
Faleceu em 1971, com 87 anos, no Hotel Ritz Paris, onde viveu por alguns anos.

Sem comentários: